Sobre perguntas objetivas (e suas respostas subjetivas)

Hoje em dia, fala-se muito sobre " perfil". Perfil social, perfil profissional, perfil isso e aquilo. Tenho uma dificuldade terrível para me enquadrar neles. Essas perguntas que nos fazem quando vamos preencher algum perfil na Internet (Orkut, por exemplo) sempre me lembram aquelas enquetes do ginásio, que geralmente as meninas faziam em seus cadernos, e passavam de mão em mão para a classe responder (será que a garotada ainda faz isso?)

Eu respondi várias na adolescência. E penso que, se tivesse que responder uma agora, teria a mesma dificuldade pra responder! Qual a minha cor preferida? Qual o meu filme preferido? Qual o meu passatempo preferido? Essas perguntas objetivas são terríveis. Pior quando tenho que respondê-las em entrevistas de emprego. Aí não dá pra escapar.

Já fiz várias entrevistas ao longo dos meus incríveis quase trinta aninhos. E é fato: eles sempre perguntam: "qual o seu maior defeito?" ou "cite o seu principal defeito?" Ah, que vontade de responder:  "Posso enviar uma lista com 50.000 defeitos em formato PDF para o seu email? "

Voltando ao túnel do tempo: tinha uma pergunta que era de "lei" nessas enquetes ginasianas: "Quem você levaria para uma ilha deserta?" Para ser honesta, eu não me lembro o que eu respondia na época, mas hoje, me sinto no dever de desnudar esse mito erótico em relação a ilhas desertas. Não vejo a menor graça, nelas, simples assim. Quem eu levaria para uma ilha deserta? Ninguém!! Não levaria nem eu mesma, o que dirá um pobre acompanhante. Essa história de ilhas desertas só pode ter alguma coisa a ver com a Brooke Shields. Quando a gente ama alguém verdadeiramente, até um passeio na feira de sábado para comer um pastel, com frutas e verduras  sobrevoando as nossas cabeças, se torna potencialmente romântico. E isso basta.

Para finalizar, e atendendo a inúmeros pedidos (todos meus) faço um retrospecto das enquetes, com minhas respectivas respostas atuais:

1) Promete responder apenas a verdade? Resposta: O que é verdade, o que é mentira?

2) Qual o seu filme preferido? Resposta: De qual década? De qual país? De qual gênero? Sem esses dados, é impossível responder (mas posso disponibilizar uma lista, também em formato PDF, com cerca de 100.000 títulos)

3) Qual o seu livro preferido? Resposta: Que tenha palavras.

4) Qual a sua cor preferida: Resposta: As do arco-iris (com todas as suas variações)

5) Qual o seu passatempo preferido? Resposta: Como assim passar o tempo? Ele vai passar de qualquer forma, não há nada que possamos fazer a respeito.

6) Quem você levaria para uma ilha deserta? Resposta: A primeira pessoa que achou que seria atraente ficar numa ilha deserta, acompanhada de quem ela escolher. Dou 24 horas para ela voltar, em real desespero.

Um comentário:

  1. Eu também respondo esss cadernos, mas no meu caso respondia quando a menina pretendia algo comigo e me pedia para responder as suas perguntas porque já queria que eu respondesse o que ela esperava, então nunca fui tão verdadeiro, mas o que é a verdade mesmo? Me lembro que certa vez respondi o aderno de uma amiga que eu tinha reais intenções de estabelecer uma relação de proximidade e afeto, mas foi frustrate saber que o ela me esperou responder para depois entregar a uma amigo por quem ela nutria essas expectativas, ... Por isso, é dificil querer responder as perguntas conforme as nossas expectativas, por isso, me ensinaram a responder o que os outros querem ouvir! Qualquer coisa para além disso causa DANOS!!!

    ResponderExcluir